Auxílio-doença: o que é e como solicitar?

Se você tá precisando do auxílio doença mas não sabe como funciona. Continue lendo esse artigo que vamos te explicar.

O benefício por incapacidade temporária mais conhecido como auxílio-doença é pago pela Previdência Social aos trabalhadores que ficaram afastadas do emprego por um período superior a 15 dias devido acidente de trabalho ou doença que impossibilite de realizar suas funções.

Para receber o auxílio-doença é preciso ser segurado do INSS e estar contribuindo há pelo menos 12 meses. Mas se você é contribuinte e se acidentou no trabalho ficou doente justamente por causa dele ou Doença listada pelo Ministério da Saúde essa regra vira exceção e você tem direito ao seu auxílio-doença.

Agora que você sabe um pouco mais, presta atenção em como solicitar e mais outras informações importantes.

Até o momento a uma medida provisória que não é mais necessário a ficha médica para concessão do benefício a comprovação pode ser feita com laudo médico ou atestado que comprove a enfermidade.

Então para solicitar esse benefício ou obter mais informações você pode ligar para o número 135 ou acessar o site ou o aplicativo meu INSS. Por lá, além de solicitar você acompanha o status do seu pedido e pode imprimir a carta de concessão para poder sacar o seu auxílio-doença.

Acesse os links que esta acima e não se esqueça de juntar tudo que comprovem a incapacidade do trabalho tá, como relatório médico com Cid, exames e documentos que comprovem o pagamento do INSS declaração e assinada pelo empregador.

Se for o caso, além dos documentos básicos que a gente já sabe né, que é RG e CPF e o que for necessário na hora da solicitação.

Se você precisa entender mais sobre outros assuntos importantes, dá uma olhadinha no menu de navegação e acesse categorias .

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui nos comentários que iremos te responder.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.