Como funciona o empréstimo com garantia de veículo? 

Se alguma vez você já precisou pegar dinheiro emprestado para reformar a casa ou investir no seu próprio negócio.

Sabe como é importante ter acesso a crédito com valores mais altos e taxas de juros mais baixas e é aí que um empréstimo com garantia de veículo pode ser uma boa opção.

Mas se você ainda não sabe como funciona esse tipo de empréstimo, fica comigo que eu vou te explicar direto ao ponto. O empréstimo com garantia funciona como qualquer outro tipo de empréstimo.

Você pede uma quantia em dinheiro e paga de volta em parcelas, com uma taxa de juros. A diferença é que nessa modalidade, você precisa usar um bem como garantia do pagamento.

Pode ser uma casa, um carro, uma moto ou até mesmo seu celular. O que importa mesmo é a instituição financeira ter acesso a algum bem seu que vai poder ser usado como garantia. Caso o pagamento das parcelas não sejam realizados.

Mas porque juros mais baixos?

Quando você dá algum tipo de garantia, a instituição que te empresta dinheiro, ela passa a ter menos riscos de inadimplência e assim consegue liberar taxas mais baixas, prazos maiores ou até mesmo quantias mais altas.

Sempre de acordo com o valor do bem que está em garantia. Essa categoria de empréstimo também é conhecida como refinanciamento, porque, assim como o financiamento de carro tradicional, ele também fica disponível à instituição financeira como garantia. Ou seja, você está financiando um bem que já foi adquirido.

Como funciona?

No caso do empréstimo com o veículo em garantia, além da tradicional etapa de análise do crédito, existe um processo de avaliação do valor do bem.

Em outras palavras, é nessa hora que o valor real do seu veículo é definido e, baseado nesse valor, o limite de empréstimo é liberado para você.

Imagine que o seu carro vale 50 mil e a instituição ofereça até 80% do valor do veículo como crédito. Ou seja, você poderá pegar até 40 mil emprestados.

Normalmente, as instituições indicam um ano mínimo de fabricação ou até mesmo uma região do país para usar o veículo como garantia.

E o veiculo como fica?

Muita gente tem receio de contratar esse tipo de empréstimo pensando que não vai poder usar o carro ou que pode até perdê-lo de um dia para o outro.

Mas não é bem assim. Você pode seguir usando o seu carro normalmente enquanto paga as parcelas do empréstimo.

A diferença é que, depois da contratação, o veículo fica alienado à instituição financeira, ou seja, ele não pode ser vendido até o pagamento de todo o valor do empréstimo.

Essa informação irá constar no Certificado de Registro do Veículo, o CRV, também conhecido como DUT.

Ah, e caso o orçamento aperte as instituições financeiras costumam apresentar novas opções de refinanciamento da dívida para que você ajuste o valor dessas parcelas à sua realidade e sem se preocupar em perder o veículo de um dia para o outro.

E aí, gostou desse post? Então acompanhe nosso nosso blog!

Deixe seu comentário abaixo ou sugestão de artigos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.