O que é amortização? Você sabe o que é?

Amortização você provavelmente já deve ter ouvido essa palavra por aí, mas você sabe exatamente como funciona? Então continue lendo esse artigo. Esse artigo é para você que não entende bulhufas quando começam a falar de economia no jornal.

Seus problemas acabaram! Amortização de dívidas o que é isso hein? Isso nada mais é do que o processo de extinção gradual de uma dívida por meio de pagamentos periódicos em outras palavras, mais fáceis de entender é reduzir uma dívida abatendo parte dela em parcelas ao longo do tempo.

Isso acontece principalmente com empréstimos e financiamentos, por exemplo a gente sabe que para conquistar um imóvel próprio é bem comum recorrer ao financiamento certo e a quantidade de parcelas varia de acordo com que você combinou e definiu no contrato.

Por mais que as parcelas sejam em muitas vezes tipo sei lá 30 anos você vai pagando e a dívida vai diminuindo com o tempo obviamente, mas aí existe a possibilidade de você adiantar as parcelas para amortizar.

Tudo quanto antes e diminuir esse período chato tem dois tipos mais comuns de amortização que eu te conto depois. Os dois tipos mais comuns já amortização são a tabela saque a tabela price tá que é a sigla de sistema de amortização constante essa tabela prevê um pagamento mais alto nas primeiras parcelas e menores mais para o fim do contrato.

Ou seja, você faz um sacrifício maior aí no orçamento mensal no começo do contrato mais desafoga ao longo do tempo no saque os juros mensais tendem a reduzir também já que são calculadas em relação ao valor das parcelas que aos poucos vão sendo reduzidas. Já na tabela

Price as parcelas têm o mesmo valor durante todo o prazo de duração do financiamento essa opção é mais indicada para um financiamento de bens em menos tempo com menor valor como à compra de um carro ou outro bem de consumo.

Por exemplo, na prática se as primeiras parcelas amortizam uma quantia maior dos juros e uma quantia menor do saldo original da dívida e daí conforme você for pagando a lógica inverte e o valor que corresponde aos juros diminui enquanto o valor do saldo da dívida aumenta.

Mas como eu citei o valor das parcelas será sempre o mesmo viu você tem essas duas principais opções para reduzir a sua dívida, ou seja amortizar cada um com as suas especificações. Então pergunte a instituição financeira que você fez o empréstimo ou financiamento quais são as opções que você pode optar para reduzir o valor e o tempo da sua dívida.

Então vamos para o nosso querido resuminho da amortização é o mesmo que reduzir uma dívida você pode adiantar o pagamento para amortizar quanto antes. Existem dois tipos mais comuns que são a tabela saque a tabela

price. Será que significa sistema de amortização constante onde você faz o pagamento mais alto nas primeiras parcelas e menores para o fim do contrato dando uma aliviada no orçamento. Mais para frente na tabela

Price o valor das parcelas são fixos, mas as primeiras parcelas são referente aos juros. Então conforme você vai pagando a lógica se inverte depois você paga de fato o valor da dívida essas são às duas principais e mais comuns formas de amortização.

Mas o ideal é conversar com a instituição financeira para saber quais modalidades eles oferecem e como ficaria caso você queira reduzir o processo de pagamento dessa dívida. Também é importante ter consciência da sua organização financeira,

tá bom! Se você descolou uma graninha extra, por exemplo e quer adiantar as parcelas para amortizar tudo logo reduzir o tempo da dívida. Tenha um bom planejamento para você ficar tranquilo em todas as áreas, não adianta, por exemplo você conseguir pagar seu financiamento e atrasar um cartão de crédito outras dívidas do dia a dia.

Se você organizar direitinho todos os boletos ficam felizes, olha só que perfeição então tenha sempre a certeza de que você vai conseguir amortizar da melhor maneira sem comprometer a sua vida financeira. Combinado! E é isso se você tem alguma dúvida sobre algum termo financeiro que você ouve por aí, mas não entende muito bem o que é então comenta aqui embaixo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.